Guia Rápido: Como Esticar Perfeitamente um Quadro de Serigrafia

Serigrafia

Esticar um quadro parece ser simples, pois bem, é simples mesmo, mas temos que ficar atentos a determinados pontos que você pode estar perdendo qualidade na sua empresa por causa da esticagem do quadro.

 

1- Tecido Técnico (poliéster)

O alongamento do poliéster é mínimo. Por isso, ao escolher o fio, veja em sua tabela a tensão suportável, pois, o processo de esticagem dentro de suas tolerâncias, é capaz de resultar na abertura correta para a passagem de tinta. Evitando entupimento, alta definição e descarga da tinta uniforme.

Tecido-de-Poliester-para-Serigrafia

 

2 – Atinja a Tensão Desejada

Não importa se vai estivar manualmente ou mecanicamente, o importante é conseguir chegar na tensão desejada (Newtons) sem rompimento. Por isso, recomendamos sempre esticar os quadros vagarosamente variando os 4 cantos até chegar na tensão desejada.

tensiometro-serigrafia

 

3 – Descanse o tecido

Sempre após esticar o quadro, deixe “descansar” o tecido de 30 minutos à 1 hora. Pois o poliéster tende a “ceder” milimetricamente e não queremos que ocorra a perda de tensão.

 

4- Use um TENSIÔMETRO para medir a tensão

Somente com um tensiômetro é possível medir a tensão correta. Recomendamos sempre medir central e nos 4 cantos da tela para melhor controle da uniformidade.

 

5- Faça a colagem do tecido

No quadro  a colagem é a maneira mais comum e eficaz (Produto Adhemesh), mas muita gente ainda usa grampos que também são validos, porém podem ter perda de tensão dependendo da distância de um grampo para o outro.

colagem-tecido-serigrafia

 

6- Identificação

Após esticar o quadro, identifique com o tipo de poliéster, tensão e/ou até mesmo emulsão a ser utilizada.

identificador-de-fios-serigrafia

Alguns desses produtos você pode comprar online com segurança em nossa loja virtual: www.lojagenesisglobal.com.br

 

Caso queira conhecer e aprender mais sobre os tecidos técnicos, entre em contato: (11) 2656-7181 / contato@genesisglobal.com.br

 

Gênesis Global
Publicado por Gênesis Global
  • Categorias do Blog
  • Tags
  • Busca no Blog