Guia Rápido: Como escolher a emulsão correta?

Serigrafia

Existem vários tipos de emulsões fotográficas para serigrafia. Portanto, vai depender da tinta utilizada, lâmpada (equipamento), características de preparo e aplicação.

Para iniciar a escolha, temos que conhecer o tipo de tinta a ser utilizada, pois há emulsões para tintas base d’água e Plastisol; tintas solvente ou UV; e atualmente também as tintas universais. O que difere é a parte química da emulsão variando sua resistência nesses produtos.

Além disso, temos também a opção de escolha do agente foto-sensível:

Diazo:

Possivelmente é o foto-sensível mais utilizado hoje. Substitui o bi-cromato. Exige atenção a lâmpada utilizada que tem que ter uma determinada potência para conseguir uma rápida e precisa revelação.

diazo-sensibilizante-em-po

 

Dupla-cura:

Muita gente confunde este nome com a possibilidade de usar qualquer tinta, mas a Dupla Cura é uma emulsão pré-sensibilizada, porém ainda necessita de Diazo para total revelação da tela.

emulsao-dupla-cura-global

 

Filme capilar:

Emulsão na forma de filme. Maior controle na camada da emulsão, ambiente limpo, menos desperdício, maior precisão e otimiza tempo no processo.

filme-capilar

 

Fotopolimericas:

Emulsão pronta para uso com uma tecnologia que já vem incorporado um foto-sensível dentro da emulsão sem prejudicar o pot-life da emulsão.

emulsao-fotopolimerica

 

Fotopolimerica SBQ:

Similar à de cima. Porém é utilizado um outro tipo de reagente que deixa e a emulsão mais sensível com lâmpadas mais fracas, podendo utilizar outros tipos de lâmpadas mais comuns sem perder a resistência e detalhes na revelação.

emulsao-fotopolimerica-sbq

 

Caso queira conhecer e aprender mais sobre os tecidos técnicos, entre em contato: (11) 2656-7181 / contato@genesisglobal.com.br

Gênesis Global
Publicado por Gênesis Global
  • Categorias do Blog
  • Tags
  • Busca no Blog