EFICIÊNCIA vs EFICÁCIA

Filtração Industrial Microfiltração Serigrafia

Que levante a mão quem nunca ficou incerto entre os significados de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA. Sem dúvida, todos que se encontram no meio corporativo ou não, ao menos uma vez, depois de alcançar resultados ou algum objetivo, diante de uma análise dos procedimentos adotados, detectou dúvidas sobre a utilização correta dos recursos.

eficaz
 

É POSSÍVEL SER EFICIENTE, MAS NÃO SER EFICAZ?

Vamos esclarecer a diferença entre estes dois termos:

Eficiência: é o processo de planejar e executar uma ação que supra uma necessidade com melhor rendimento e o mínimo de erros.

Eficácia: é o processo de executar aquilo que foi proposto com assertividade, “fazendo certo a coisa”, ou seja, obtendo resultados de acordo com os objetivos.

Para exemplificar, limpar o quarto que estava sujo demonstra o comportamento eficaz. E adotar atitudes para manter o quarto limpo, demostra um comportamento eficiente. Trazendo para dentro das organizações, uma pessoa eficaz é capaz de estabelecer e cumprir seus objetivos e compromissos com destreza. Já uma pessoa eficiente com estratégias procura métodos que realmente facilitem sua agenda.


 

CHEGAR AO DESTINO, OU ENCONTRAR O MELHOR CAMINHO ATÉ LÁ?

É, mais do que certo, que eficiência e eficácia devam estar de mãos dadas, para que se gere uma produtividade, mas além disso o foco deve ser resolver problemas que sejam reais.

Aquele ditado sobre “os fins justificam os meios” é uma visão eficaz, mas nem sempre eficiente. E por outro lado, importar-se apenas com os meios e não chegar aos fins desejados é eficiente, mas nada eficaz.

Nós Globais, entendemos que não estamos falando de escolher a “coisa certa” vs escolher o “método certo” e sim escolher a “coisa certa” utilizando o “método certo”!

 

Gênesis Global
Publicado por Gênesis Global
  • Categorias do Blog
  • Tags
  • Busca no Blog