7 coisas que você precisa saber antes de escolher o Tecido Técnico para Serigrafia

Serigrafia

Para escolher o tipo de Tecido Técnico com melhor desempenho para sua serigrafia existem diversos fatores, mas como este material é apenas um Guia Rápido, vou listar abaixo as principais informações que você precisa saber antes de escolher o seu tecido técnico:

Guia Rápido do Tecido Técnico para Serigrafia

 

1. O que irei estampar?

Dependendo do que for estampar, existe o Boletim Técnico da tinta onde recomenda-se a quantidade de fios por centímetros quadrado (mínimo e máximo).

2. Tipos de fios

A variação é grande. Pode chegar a mais de 40 tipos de tramas diferentes. No site da Mega Global (www.genesisglobal.com.br) explica as diferenças e características de cada uma delas.

3. Poliéster ou Nylon?

O poliéster tem maior resistência e estabilidade, sendo o mais utilizado. Já o nylon é indicado para Silk por causa da necessidade de um certo alongamento, como as telas curvas por exemplo.

tecido-para-serigrafia-genesis-global

4. Monofilmento ou multifilamento?

Monofilamento é o recomendado e o mais utilizado. Tem como característica um fio único. O Multifilamento é mais barato, porém gera obstrução na passagem da tinta com o passar do manuseamento. O fio multifilamento é composto por diversos fios entrelaçados.

5. Abertura do tecido?

É pouco utilizado no setor da serigrafia, sendo mais usado no mercado de filtração. Na serigrafia escolhemos o fios pela quantidade de fios por centímetros quadrado e pouco damos importância a abertura. A passagem da tinta é determinada em microns e está relacionada com a grossura do fio.

6. Cor: Amarelo, branco ou laranja?

Na serigrafia temos as cores branca e amarela, raramente temos o laranja. O branco é o mais comum, porém para estamparias que necessitam uma excelente revelação, micro retículas, escolhem a cor amarela ou laranja, pois nessas cores acaba não refletindo a luz e evita dissipação da mesma na camada das emulsões.

7. Qualidade do fio

A qualidade do fio é muito importante e difícil de ser identificado a olho nu. Sendo assim, recomendamos sempre comprar o tecido técnico em lugares homologados e com credibilidade no mercado.

O tipo de fio também é importante e em alguns casos é bem difícil de perceber a quantidade fios por centímetro quadrado. Neste caso a Mega Global recomenda a aquisição de um “conta fios” portátil (identificador de fios) que identifica o fio comprado.

identificador-de-fios-tecidos-tecnico

 

Caso queira conhecer e aprender mais sobre os tecidos técnicos, entre em contato conosco: 11-2656-7181 ou contato@genesisglobal.com.br

 

Gênesis Global
Publicado por Gênesis Global
  • Categorias do Blog
  • Tags
  • Busca no Blog